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domingo, 25 de agosto de 2013

A PSICOGÊNESE DA ESCRITA E DA LEITURA

                                 



"A escrita não é um produto escolar, mas sim um objeto cultural, resultado do esforço coletivo da humanidade. Como objeto cultural, a escrita cumpre diversos funções de existência". ( Emília Ferreiro )


                                                            NÍVEL 5 - ALFABÉTICO


Nenhum projeto é viável se não começa a construir-se desde já: o futuro será o que começamos a fazer dele no presente.” ( Içami Tiba )

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A PSICOGÊNESE DA ESCRITA E DA LEITURA

                             

"Nenhuma criança chega à escola ignorando totalmente a língua escrita. Elas não aprendem porque vêem e escutam ou por ter lápis e papel à disposição, e sim porque trabalham cognitivamente com o que o meio lhes oferece."           ( Emília Ferreiro ).



 NÍVEL 4 - SILÁBICO  -  ALFABÉTICO

        
desenho de Criança saltando em uma poça com dois amigos assistindo para colorir

CARACTERÍSTICAS:

O período silábico-alfabético marca a transição entre os esquemas prévios em via de ser abandonados ( hipótese silábica) e os esquemas futuros em vias de ser construídos.
A criança descobre que a sílaba não pode ser considerada como uma unidade, mas que ela é, por sua vez, composta de elementos menores.
A criança enfrentará então novos problemas:

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A PSICOGÊNESE DA ESCRITA E DA LEITURA



NÍVEL 3 - SILÁBICO





                                                       CARACTERÍSTICAS:

É a atenção da criança às atividades sonoras do significante que marca neste período a fonetização da escrita ( descoberta dos sons da fala ), que se inicia com um período silábico e culmina no período alfabético).
 A criança chega à hipótese de que a escrita representa a fala.
É o momento em que a criança faz a correspondência da escrita com a fala, sendo a fase mais importante da alfabetização.
A criança começa por descobrir que as partes da escrita ( sua letras ) podem corresponder a outras tantas partes da palavra escrita ( suas sílabas ).
A criança formula a hipótese de que cada letra ou sinal vale por uma sílaba. Num primeiro momento, as grafias são diferenciadas sem que as letras tenham seu valor sonoro convencional.

EXEMPLOS:

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A PSICOGÊNESE DA ESCRITA E DA LEITURA




NÍVEL  2  -  PRÉ - SILÁBICO 2 



CARACTERÍSTICAS:


 É uma fase  sub-fase do nível 1, porém mais evoluída. A criança, à vista de materiais gráficos, descobre que coisas diferentes têm nomes diferentes. Assim, ela imprime diferenças nas grafias das palavras, às vezes mudando apenas a ordem das letras.Diferenciação qualitativa inter relacional.    
Se o escrito tem o tempo todo as mesmas letras, não pode ser lido ou interpretado.



Exemplos: 


sábado, 17 de agosto de 2013

A PSICOGÊNESE DA ESCRITA E DA LEITURA

           
                                                  



                ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA EVOLUÇÃO PSICOGENÉTICA





A partir de 2 anos ( assim que a criança consegue pegar no lápis ou caneta), ela começa a "rabiscar"
 ( deixar marcas no papel). É a época das garatujas.
A princípio, é a imitação mecânica  do ato do adulto ao escrever. Mas, a nível conceitual, a criança já dá nome aos seus rabiscos. Ela pode se referir a eles como: " é o papai", " o caminhão dele", " minha casa".


EXEMPLO:  
                                                                                                     

                                                                                                   Entrada da Fase Icônica
Garatuja


Observação: TRANSIÇÃO  -  GARATUJA / ICÔNICO